Blog Descubra Petrópolis

Casarões e Palacetes para conhecer no centro histórico de Petrópolis

Petrópolis é uma das poucas cidades do Rio de Janeiro que possui um centro histórico preservado. A cidade tem muitas prédios de sua época de construção, entre 1843 e 1900. Grande parte do centro foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um dos principais conjuntos arquitetônicos preservados é a Avenida Koeler, mantida quase intacta e que preserva casarões e palacetes da época do Império, quando a família imperial fundou e morou na cidade. A Avenida Koeler, que foi habitada por grandes figurões do império, aristocratas, empresários e intelectuais que frequentavam a corte.

São prédios históricos, construídos entre 1850 e 1900 e que foram preservados da degradação e exploração imobiliária. O conjunto urbano-paisagístico da Avenida foi tombado pelo Iphan em 1964. Mais tarde, o tombamento foi prorrogado e em 1982 foi tombado em caráter definitivo pelo governo federal.

Avenida Koeller, tendo ao fundo a catedral São Pedro de Alcântara

A Avenida Koeler é uma das principais avenidas do centro histórico da cidade. Foi criada pelo engenheiro que planejou a cidade, o major Júlio Frederico Köeler. As construções variam de estilos, a maioria inspirados em estilos europeus (neoclássico final, fase romântica dos chalés e ecletismo). Sendo assim, a avenida faz parte de um dos principais cartões postais da cidade e tem em seus dois extremos duas construções famosas e pontos turísticos da cidade: a Praça da Liberdade e a famosa Catedral de São Pedro de Alcântara.

Uma grande curiosidade da Avenida é que ela foi planejada mantendo o curso do rio. As casas ficam bem afastadas, ocupando o terrenos mais ao fundo e mantendo a parte da frente para lindos jardins.

Nessa avenida moraram ou tiveram casa de veraneio figuras conhecidas do Império. Muitos proprietários foram frequentadores da família imperial, entre eles muitos médicos e amigos do Imperador.

Atualmente, muitos casarões são usados para fins comerciais (como hotéis, bancos e cursos), mas todos mantém as características originais, estão preservados e representam a arquitetura marcante da cidade. Um deles é a casa do Visconde Silva, que hoje é onde funciona a Prefeitura da Cidade, e outro a casa do Barão do Rio Negro, que é atualmente residência de verão do Presidente da República. Nele, já estiveram hospedados presidentes como Getúlio Vargas, Fernando Henrique Cardoso e Lula.

One thought on “Casarões e Palacetes para conhecer no centro histórico de Petrópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *