Blog Descubra Petrópolis

Petrópolis é eleita cidade mais segura do Estado do Rio pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano, consecutivo, Petrópolis foi eleita a cidade mais segura do Rio de Janeiro. Entre os 27 municípios de médio e grande porte que que compõem o Estado, Petrópolis apresentou o menor índice de violência. A cidade aparece como a mais segura no Atlas da Violência 2019, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado em 2019.

Tranquilidade e Segurança

Petrópolis é conhecida pela tranquilidade e segurança. É possível andar pelas ruas sem medo de ser assaltado ou de ter o celular ou carro roubado. Claro que ocorrem casos isolados, mas o clima da cidade não é de tensão ou medo de violência quando se anda nas ruas. 

Para se ter uma ideia, o Instituto de Segurança Pública apurado pelo Estado informa que em toda a região serrana foram registrados 44 roubos a transeuntes no primeiro semestre de 2020, contra 33.354 na região metropolitana do Rio. Ainda a título de exemplo, toda a região Serrana (873 mil habitantes) registrou 12 roubos de veículos no mesmo período, contra 18.162 na região metropolitana. Se analisarmos vários indicadores diferentes, essa relação persiste.

Monitoramento por câmeras  

Câmeras pontadas em pontos-chave da cidade garantem monitoramento. Foto: Prefeitura Municipaa de petrópolis

Em Petrópolis também há monitoramento de segurança. O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop), hoje opera com 56 câmeras, e o plano é alcançar 80 até o fim de 2020. O sistema de monitoramento é um dos exemplos de trabalho integrado entre as forças de segurança, que utilizam as câmeras para atuação em flagrantes e também na investigação de crimes.

A cooperação entre população e polícia é outro ponto forte da cidade. Há integração entre Guarda Civil, Polícia Militar e Delegacias, com compartilhamento de dados e uso de inteligência na atuação em conjunto, o que aumenta a capacitação constante dos agentes. Em algumas áreas de Petrópolis, como o centro da cidade, a própria população organizada ajuda a equipar a polícia local e há inclusive comitês de segurança que têm reuniões periódicas entre representantes locais e a polícia. Nessas reuniões, todos podem participar, entender como está a região e emitir opiniões. 

Polícia treinada apoia visitantes e turistas

A segurança de Petrópolis é mais um motivo que atrai cada vez mais pessoas a visitarem a cidade. Muitas vezes, acabam se apaixonando por completo pelos encantos petropolitanos e se mudando para cá. Petrópolis tem uma guarda civil treinada para auxiliar e apoiar visitantes da cidade. Criou para isso um Batalhão de policiamento turístico (BPTur), onde a Guarda atua em conjunto com a Polícia Militar 

Para isso, há uma rotina de rondas todos os dias em alguns dos principais atrativos da cidade. Agentes treinados com informações úteis aos turistas transitam por estes espaços com objetivo de garantir a segurança e fornecer  informações aos turistas para que tenham uma boa experiência e um bom passeio em Petrópolis, com total tranquilidade. 

Instalação de Placas de Informação de Rotas de Ecoturismo ajudam na segurança do visitante

Dados reforçam estatísticas de segurança Petrópolis

Veja abaixo alguns dados de segurança apurados pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio sobre a Região Serrana, em comparação com a Região Metropolitana do Rio de janeiro a julho de 2020:

Homicídio Doloso: 37 (Região Serrana) x 1.789 (Região Metropolitana do Rio)

Furto em Coletivos: 11 (região Serrana) x 2.755 (Região Metropolitana do Rio)

Roubo de Celular: 11 (Região Serrana) x 11.822 (Região Metropolitana do Rio)

Roubo a Residências: 8 (região Serrana) x 393 (Região Metropolitana)

Roube de Veículos: 12 (região Serrana) x 18.162 (Região Metropolitana

One thought on “Petrópolis é eleita cidade mais segura do Estado do Rio pelo segundo ano consecutivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *