Blog Descubra Petrópolis

Nogueira, distrito de Petrópolis, um lugar para viver em paz!

Nogueira é um lugar para viver longe do caos dos grandes centros urbanos . Aqui, uma pracinha charmosa e uma estação de trem transformada em centro Cultural e Museu do Trem dão uma pista de que o tempo por essas bandas caminha mais devagar. Com três clubes de lazer, lago e parque, em Nogueira é possível viver com qualidade de vida sem abrir mão dos serviços dos grandes centros urbanos. Há fibra ótica para se manter 100% conectado com a vida moderna e um comércio local que preserva a convivência entre os moradores que, em sua maioria, e conhecem.

Internet e ônibus atraíram novos moradores para Nogueira

Ao todo, o distrito possui 6 mil moradores residentes, a maioria cariocas e paulistas que por aqui chegaram, se encantaram e escolheram o local para viver. Um dos fatores que facilitou também a fixação de moradores foi a criação de uma linha fixa de ônibus interestadual Itaipava-Castelo, que sai do shopping de Itaipava e vai direto ao Terminal Menezes Cortes. Isso facilitou muito a vida de quem queria morar por aqui, trabalhar no Rio e não ter que dirigir todo dia. Com a pandemia, chegou o Home office. E como a região tem uma excelente conexão de internet, por fibra ótica, a vida ficou mais fácil.

Nogueira, distrito vizinho de Itaipava

Nogueira fica a 10 minutos de Itaipava. Saindo de Itaipava, pegue na direção de Corrêas e siga as placas indicativas. Há um retorno à direita, basta pegá-lo seguindo a indicação das placas, pois a entrada fica à esquerda. Não tem erro, tudo sinalizado. Dependendo da hora e do dia, há trânsito entre os distritos, mas uma vez chegando em Nogueira, a circulação interna é totalmente tranquila.

Visual deslumbrante do alto de Nogueira: a apenas 10 minutos de Itaipava e a menos de 100 Km do Rio Fotos: Descubra Petrópolis

O que tem para ver e fazer em Nogueira

Nogueira foi uma das estações de parada do trem que, nos tempos do Imperador, subia a Serra em direção a Petrópolis. Ali, hoje funciona o Centro Cultural de Nogueira, com biblioteca, um pequeno teatro, espaço para exposição e o Museu do Trem, com a história da estação e do Trem no Brasil: objetos, livros, documentos, uma maquete e uma locomotiva original do lado de fora.

Jardim Botânico de Nogueira: projeto em andamento para criar um Parque oficial. Área verde já existe, anexa ao lago. Foto: Descubra Petrópolis

A locomotiva Baronesa II, que estava sucateada, foi totalmente recuperada e hoje é uma atração na Estação de Trem de Nogueira, fazendo parte do acervo do Museu. Do lado de fora, tem uma pracinha com a imagem de São Cristóvão, um anfiteatro e área de convivência com aparelhos de ginástica e muito espaço para brincadeiras das crianças. A praça é rodeada de mercados, delicatessens, açougues, farmácias, as famosas empadas de Nogueira (Pão & Pão) e tudo mais necessário para abastecer o mercado local.

Clubes famosos de Nogueira

Nogueira já foi conhecida pelos seus bailes de Carnaval, que ocorriam nos salões dos Clubes Promenade e Campestre. Esses clubes continuam sendo frequentados pelos moradores, que se tornam sócios e desfrutam das piscinas, saunas, restaurantes e todos os serviços comuns a clubes de interior. O título de sócio custa em torno de R$ 2 mil e paga-se uma taxa mensal de conservação de R$ 250. No caso do Promenade, ainda há serviço de hospedagem para sócios, mediante pagamento de uma diária subsidiada.

Há ainda o Petrópolis Golf and Country Clubhttp://www.petropolisgolfclube.com/ , no alto do belíssimo Vale do Calembe, a mais de 800 metros de altitude. Pode ser usado por sócio e por convidados, mediante o pagamento de uma greenfee. O clube possui ainda uma infraestrutura para prática de esportes equestres e dispõe de uma Hípica, com cocheira para 40 cavalos, quarto de selas e veterinária.

Petrópolis Gol Club atrai moradores e visitantes amantes do esporte. No clube, tem cocheira para 40 cavalos

Lago e Jardim Botânico de Nogueira

O Lago de Nogueira fica bem próximo à praça, sendo possível fazer uma caminhada a pé até o local. É possível contornar todo o lago a pé e é comum ver pescadores jogando suas varas para atrair as tilápias existentes no local. O lago é um abrigo natural para pássaros, gaivotas e patos selvagens, sendo até curioso como os moradores do entorno do lago controlas as populações de animais para que sejam preservados e mantidos em segurança no local.

Junto ao lago há uma imensa área verde, que faz parte de num projeto da Associação Pró-Jardim Nogueira, formada por moradores locais, para transformá-lo num verdadeiro jardim botânico com controle de espécies, limpezas e qualidade da água do lago. O projeto contempla desassoriar o lago, que ao longo dos anos vem acumulando terra e areia que dessem dos morros. Pelo projeto, está prevista a retirada de 500 caminhões de terra, trazendo de volta volume de água limpa para o lago da região, com recuperação da lâmina de água. O projeto, já em fase de aprovação pelo INEA e Prefeitura, prevê a formação de canteiros de plantas medicinais e nativas e canteiro sensorial.

Onde comer e se hospedar em Nogueira

Nogueira tem poucas opções de restaurantes e pousadas. Na área de hospedagem, há o Clube Promenade (mas precisa ser sócio ou convidado de um), a Pousada Le Siramat e o Sesc de Nogueira.

Para comer, tem os belisquetes locais como as empadinhas do Pão&Pão Nogueira, o pastel da Cia do Pastel e o restaurante Passarela Parilla.

Por todos esses atrativos, Nogueira vem se tornando cada vez mais uma opção de moradia para quem está em busca de paz e qualidade de vida, mas sem abrir mão dos bons serviços e confortos dos grandes centros urbanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *