Blog Descubra Petrópolis

O que fazer em Araras, um dos distritos mais concorridos de Petrópolis (rj)

(Foto destacada: crédito @ricardorichardchaves)

Araras, em Petrópolis, é um destino que atrai muitos turistas. Nesse post, vamos enumerar os lugares imperdíveis dessa região, com seleção das melhores atrações para conhecer, comer e se hospedar. Por isso, prepare-se e reserve pelo menos um dia para desfrutar dos atrativos locais. A região é conhecida por seu esplendor de biodiversidade e beleza natural. Em adição a essa beleza, o lugar oferece excelente gastronomia, trilhas, cachoeiras e boas opções de pousadas. Imperdível, não?

O maior atrativo natural de Araras é a Pedra da Maria Comprida. O pico é famoso nacionalmente por quem curte trilhas e escaladas. Possui 1926 metros de altitude e em breve deve de se tornar Monumento Natural (MONA) – uma área de extrema raridade que passa a ter proteção integral de seus aspectos naturais e não pode sofrer intervenção humana.

Para chegar em Araras, pegue a saída 65 da BR-040, direção Juiz de Fora-Rio. Após atravessar a ponte, vai encontrar o centrinho após 2Km na estradinha (Estrada Bernardo Coutinho).

Pico da Maria Comprida. foto: WikiMontanhas

Araras é área de preservação ambiental

Araras é preferida por quem curte um turismo mais low profile, sem engarrafamentos e badalações. Além das atrações principais, ande mais 18 Km para conhecer o Vale das Videiras. O Vale está localizado a 18 Km do centrinho de Araras e é uma área mais rural, ainda com características caipiras.

Centrinho de Araras: aqui ninguém tem pressa

O que fazer:

Para conhecer Araras, comece pelo centrinho. É onde o o processo de desaceleração urbana se inicia. O centrinho é bem pequeno, com menos de 1 Km de extensão ao longo da Estrada principal (Estrada Bernardo Coutinho). É cheio de delicatessens, lojas, antiquário, restaurantes, etc. Ou seja, é onde ocorre o agito local. Quem vem a Araras não deixa de dar uma paradinha, comprar um pão de fermentação natural, um queijo local, um vinho, uma boa cerveja artesanal ou qualquer outra necessidade mundana que se apresente. Tem de tudo nesse centrinho, do produto artesanal ao mais sofisticado champagne francês.

O que fazer em Araras

Veja as principais atrações do centrinho, um pedacinho de Estrada que atende à maioria das necessidades de quem mora ou visita o local.

Ary Delicatessen e Empório Maria Comprida, no centrinho
  • Ary Delicatessen: primeira de Araras, tem excelente adega e produtos variados de delicatessen. Foi criada em meados da década de 80 e, de lá para cá, se diversificou e criou filiais fora de Araras
  • Maria Comprida: fica ao lado do Ary, também é aquele tipo de delicatessen que tem de tudo, com excelente qualidade
  • Ventura: uma loja de carnes e cervejas artesanais; outra loja com padaria e artigos de supermercados
  • A paróquia Nossa Senhora de Lourdes, marca registrada da localidade
  • As lojinhas de mudas e flores (tem várias)
  • A loja Fefafez (imperdível, tem centenas de itens de decoração, artesanato, cerâmica, muita coisa de artesãos locais)
  • O Antiquário Brocante de Araras

Onde Comer

Araras tem bons restaurantes e aprecia um ambiente propício para ver o tempo passar, curtindo o verde e sem muita pressa. A maioria funciona apenas nos fins de semana, então esteja atento para não dar viagem perdida. Abaixo, selecionamos alguns dos mais conhecidos:

  • Restaurante Afrânio: tem uma cardápio incrivelmente variado e tudo é bom. A proprietária Denise está sempre presente, atende a todos com muito carinho e atenção. Oferece ambientes variados, tanto interno como um deco delicioso e áreas externas com diferentes composições. É um lugar para apreciar o cardápio devagar, pedir uma bebidinha e ver o tempo passar sem pressa. Abre todos os dias.
  • Restaurante Alvorada: fica logo no comecinho da área do centrinho. Também muito antigo no local, fica num espaço muito agradável, na beira do Rio. tem deco externo e internamente uma área grande que convida à conversa. Boa comida e cardápio também diversificado.
  • Restaurante Tartufo: funciona no Hotel Pousada Rancho da Ferradura, no Vale das Videiras. Ambiente em meio à natureza, pertinho da cachoeira da Ponte Funda.
  • Restaurante La Belle Bruna: fica dentro da pousada de mesmo nome em um ambiente incrível, cercado de montanhas. As opções são todas excelentes, com boa carta de vinho
  • Restaurante Nas Videiras: esse fica mais distante, já bem no centrinho do Vale das Videiras (18 Km do centrinho de Araras, seguindo pela Estrada de Araras). Só abre nos fins de semana. O ambiente é moderno, no estilo rústico-chique, com muito ferro e vidro. Cozinha excelente. No local, há sorvetes da Momo, Gelateria italiana com um delicioso sorvete artesanal.
  • Lá na Beth: restaurante também localizado na Vale das Videiras, com ar de restaurante mais local, uma pegada mais brejeiro. Funciona de sexta a domingo.
  • Galpão Caipira: local para quem está caminhando ou fazendo um passeio de bike. Localizado no Vale das Videiras, local frequentado por ciclistas por ser um local com aluguel de bikes e conectamos a guias locais. Comida caprichada, rápida e simples. Tem PF caipira, em ambiente descontraído e bem colorido. Funciona nos fins de semana

Onde se Hospedar em Araras

Pousada das Araras. Foto: Divulgação

Para quem quer passar mais de um dia e se hospedar para aproveitar essa natureza incrível que rodeia o local, há boas opções de pousadas. Veja abaixo as principais pousadas de Araras:

  • Pousada das Araras: o lugar dessa pousada é indescritível. São chalés rodeados de montanhas rochas e muito verde. Possui uma área com mais de 150.000 m² de Mata Atlântica, sendo metade dela totalmente conservada em seu estado natural. Fica ao pé da Pedra Maria Comprida.
  • Pousada Recanto das Araras: Também com chalés, quase em frente à Pousada das Araras, aqui a pedra se debruça sobre o gramado. Visual incrível e serviço de café e quarto sem hora para terminar, se adequando ao ritmo de casa hóspede. Rouparia de cama de excelente qualidade, tudo com muito capricho e serviço de alto nível.
  • Pousada La Belle Bruna: pousada no topo da Estrada das Perobas, é um recanto de muita sofisticação e requinte na Serra. A piscina fica ao lado de uma cachoeira dentro da própria pousada, criando uma excelente experiência para relaxar e aproveitar o conforto das acomodações e a excelência da gastronomia. Um dos endereços mais sofisticados de Araras.
  • Pousada Chácara Aracê: pousada pequena, com poucos chalés e suítes, aqui o ambiente é mais intimista, assistido de perto pelos donos Márcia e Arnaldo. Possui quartos acessíveis a cadeirantes. Possui taxa de Day use, para quem quiser curtir sem se estender por muito tempo na região.
  • Pousada Rancho da Ferradura: essa pousada está localizada no Vale das Videiras, a poucos metros da cachoeira da Ponte Funda. Possui cavalos manga-larga à disposição dos hóspedes que desejem fazer cavalgadas ecológicas pela região. Ideal para se hospedar e aproveitar trilhas e circuitos ecológicos do seu entorno. Possui restaurante no local bem avaliado pelos hóspedes.

Ecoturismo e Natureza

O distrito de Araras também tem boas opções para quem procura trilhas, cachoeiras e locais para passeios de bike.

Como cachoeiras, vamos destacar a Cachoeira da Ponte Funda, após Araras e antes de chegar ao Vale das Videiras. Fica a 15 Km da saída da Estrada BR 040 até ela. Basta seguir direto na Estrada Bernardo Coutinho. depois de uma longa e forte subida, a estrada chega num colo, tendo um bonito vale à frente e uma imensa pedra à direita, toda riscada. Marque esse ponto e desça mais 1,8Km na mesma estrada. Logo a cachoeira estará à esquerda. Se descer mais 2 Km, terá a entrada para outra cachoeira, que se chama Cachoeira das 7 Quedas.

Um ponto de atenção no entorno dessas cachoeiras é que a área é povoada por carrapatos. Logo, evite sair dos caminhos marcados, onde todas as pessoas passam.

A deslumbrante Maria Comprida

Em ecoturismo, o que não pode deixar de ser apreciado é a Pedra da Maria Comprida, pois é o visual mais impressionante da região. Com paredões verticais que ultrapassam 1000m de altura, a Maria Comprida é provavelmente o monumento geológico mais notável de Petrópolis.

A trilha exige experiência e conhecimento técnico e não é aconselhável fazer sem a presença de um guia experiente. Trilha técnica e fisicamente exigente. É necessário o uso de cordas em algumas partes. Uma dos trechos mais bonitos é a passagem dos Camelos, onde a trilha percorre uma estreita passarela entre dois abismos com alguns obstáculos.

O acesso normal para a Maria Comprida é por Araras. A escalada é dura e demora cerca de 6 horas. As dificuldades são encontradas tanto na subida quanto na descida, portanto não se arrisque se não tiver experiência em escaladas.

Trilhas para Bike nas Videiras

Depois disso, continuando por essa estrada principal, você vai chegar no Vale das Videiras, que reúne uma pequena quantidade d moradores que militam para manter a preservação do meio ambiente e não gostam de turistas que não se preocupam com a conservação do local. O Vale das Videiras é um reduto de moradores que amam a vida rural local, numa categoria que chamamos de “ecochiques”. O local é muito propício para a prática de bikes, tendo trilhas de diferentes níveis de dificuldade, extensão e características.

Para trilhar essas estradas com segurança, contrate um guia local e se intere dos diferentes caminhos possíveis. No restaurante Galpão Caipira, se informe sobre as trilhas. Ali, você pode contratar um guia e até mesmo alugar as bicicletas. Por isso, se seu objetivo é praticar mountain bike ou percorrer uma trilha em cima de uma magrela, Videiras será uma excelente opção.

Lista de Trilhas no Vale das Videiras

Em outras palavras, vindo a Petrópolis, não deixe de conhecer esse distrito encantador. Não é uma região óbvia, ela requer um pouco de tempo e busca dos caminhos das atrações. O distrito é um recanto da cidade que reúne uma tribo em busca de natureza, paz e sossego. Se você curte desbravar esses encantos, prepare seu espírito para curtir sem pressa o local.

Aqui, só quem corre é o vento!

Quer saber mais sobre Petrópolis? Entre no nosso site e descubra a cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *