Blog Descubra Petrópolis

Parque de Itaipava reúne áreas de lazer com quadras de esporte e muito verde para todas as idades

O Parque Municipal de Petrópolis, localizado em Itaipava, é o maior parque de diversões da cidade. O Parque de Itaipava está para Petrópolis assim como o Central Park para Nova Iorque, o Ibirapuera para São Paulo e o Hyde Park para Londres. Bem no meio de Itaipava, o parque possui 150 mil metros de área verde, com entrada franca. O parque também reúne espaços para caminhadas, ciclovias, muitos gramados verdes para piquenique e descanso, além de áreas para práticas de skate, patinete e bike.

O Parque de Itaipava possui dentro dele um quiosque que aluga bicicletas de todos os tipos, para todas as idades e preparos. São cerca de 100 bicicletas disponíveis, ao custo de R$ 10 a hora. Mesmo com muita procura, sempre há bicicletas para alugar. O proprietário do quiosque, Denis André, conta que o único dia que pode acontecer ter mais procura que ofertas de bicicletas é no Dia das Crianças. “No Dia das Crianças, o parque fica muito cheio e a procura por bikes aumenta muito”, conta ele.

Quiosque que aluga bike dentro do Parque de Itaipava
Mãe descansa com seu bebê no Parque

Parque de Itaipava é palco de eventos

O Parque ainda é conhecido por ser um local de grandes exposições em Petrópolis. É aqui que acontecem a Exposição Agropecuária de Petrópolis, grandes eventos e shows de música. Em 2019, último antes da pandemia, o “Rock the Mountain” lotou a cidade em cinco palcos espalhados no Parque, com mais de 40 atrações. No ano passado (2020), devido à pandemia o evento foi cancelado. Se tudo der certo e a Covid seguir regredindo, o evento vai voltar esse ano, programado para novembro.

Evento no Parque com exposição de cavalos raça pampa

Piquenique e muita diversão

O Parque é todo plano e gramado. Com a imensa área verde, bastante arborizada, muita gente procura o parque para fazer piqueniques ao ar livre, ler um livro ou caminhar sem preocupações com segurança ou riscos. É muito comum ver os pequenos andando de bike e os pais se divertindo junto. O parque também permite a entrada de animais, então essa mistura de família, cachorros, cachorro-quente e toalhas de piquenique acaba sendo uma constante no Parque.

Cachorro, bike e crianças é no Parque Itaipava

Há também eventos privados acontecendo no Parque. Esse fim de semana houve uma exposição de cavalos da raça pampa e na semana anterior um feira de brechó ocupou o espaço. No próximo fim de semana, haverá encontro dos proprietários de Harley Davidson, mas trata-se de um evento privado que não terá convites para o público. O Parque, entretanto, estará aberto ao público em geral.

Muitos cenários para fotos no Parque de Itaipava

Outra atração que os visitantes gostam muito é o portal com balanço. São colunas de tijolo construídas no parque com balanço entre elas. Os frequentadores do parque fazem fila para fazer fotos, que são muito utilizadas para postagem em redes sociais. São as famosas “instagramáveis”. Mas, para ser justa, muitas áreas do parque proporcionam fotos bem legais de lazer ao ar livre e práticas esportivas. É só ir, pousar e caprichar!!!

Portal com balaço do parque Itaipava

E assim o Parque vai confirmando sua característica eclética, um espaço que reúne pessoas de todas as idades, gostos e criando uma mistura saudável de diferentes tribos.

Pastel e Estacionamento

Ao lado do Parque de Itaipava funciona o Horto Mercado Municipal, com box de frutas, legumes, verduras, queijos, flores e tudo que um bom mercado da cidade deve ter. Há ainda o famoso “Bar do Horto”, que serve o melhor pastel da cidade e abre espaço, de forma totalmente informal, de uma varanda para sentar, descansar e tomar uma cerveja ou cachacinha gelada da cidade. O Horto também é o maior estacionamento da cidade, que funciona a céu aberto, sem cobrar taxa de estacionamento de quem visita o lugar.

Parque de Itaipava reúne pessoas de todas as idades
Leitura e piquenique no Parque Itaipava

E aí, gostou da dica? O parque de Itaipava fica na Estrada União Indústria, 10.000, bem no meio da rua principal de Itaipava. O parque funciona todos os dias da semana, das 7h às 17h30.

Quer conhecer mais sobre Petrópolis? Consulte nosso site e nosso Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *