Blog Descubra Petrópolis

Roteiro de Itaipava: o que fazer, onde comer e o que visitar na região mais agitada de Petrópolis

Itaipava é conhecida por ser a região de Petrópolis que mais atrai turistas e até petropolitanos – que saem de suas moradias para aproveitar esse charmoso distrito. Nesse post, vamos focar na rua central de Itaipava, recheada de shoppings, restaurantes, lojas de carro e lojas especializadas. É nesse desfile de ir e vir que você vai ver carros antigos e esportivos luxuosos transitando na rua, gente bonita caminhando a pé e motos e bikes aproveitando o esporte. Mas há muito mais atrações e pontos de interesse para visitar na região.

Confira as dicas de programas ao ar livre, atrações e destaques do que fazer no centro de Itaipava.

Como Chegar

O distrito de Itaipava tem duas entradas principais pela BR-040. Para quem vem do Rio, a primeira é no Km 62, no sentido Rio-Juiz de Fora. Por esse acesso, você chega logo à rua principal, que possui cerca de 5 Km, ladeada de atrações e lugares bacanas para conhecer. Então, a melhor forma de conhecer e aproveitar é parar o carro num ponto, percorrer um pedaço a pé para ver as atrações.

O segundo acesso é no KM 58, onde o caminho é o inverso: você entra pelo final do centrinho de Itaipava e começa o trajeto no sentido oposto. A rua principal é mão dupla, então o trânsito é lento nas horas de mais movimento.

Vamos às dicas do que fazer em Itaipava

Visitar o Horto Municipal de Petrópolis

Logo no começo da rua principal, por quem entra pela primeira entrada, você vai encontrar o Horto Municipal de Petrópolis. Ele funciona às sextas, sábados e domingos e é parada obrigatório. Um amplo estacionamento gratuito é uma excelente opção de parada. deixe o carro e já entre no Horto. Ali, é possível encontrar produtos locais e excelente qualidade como doces, geleias, compostas, pães artesanais e muitas outras delícias. Também oferece muitas opções de frutas, legumes e hortaliças locais . Para quem se preocupa com alimentação mais saudável, há muitas opções de orgânicos.

Horto Municipal tem muitos quiosques de frutas, legumes e produtos locais. Os corredores têm muitos buquês de flores à venda. Foto: Descubra Petrópolis

O Horto é ponto de encontro de veranistas e turistas. Todos que têm casa e chegam à cidade para o fim de semana, param por aqui para abastecer suas casas. Por isso, é muito comum encontrar conhecidos fazendo suas comprinhas.

Outro lugar que fica cheio e muito animado é o Bar do Horto. Oferece cervejas artesanais locais, cachaças da região e os famosos pastéis do horto, uma delícia que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Caminhar e brincar no Parque Municipal de Petrópolis

Cheio de atrações de lazer, o Parque Municipal de Petrópolis é um lugar para todas as idades. Portanto, Assim, diversas atividades diferentes formam um leque de opções para toda a família, com muito espaço verde para sentar, fazer piquenique ou pegar um sol.

Pistas para caminhadas, passear de bike e se divertir com a garotada Foto: Descubra Petrópolis
Pista de Skate no Parque. Muita área verde no entrono, onde acontecem exposições e grandes eventos da cidade. Fotos: Descubra Petrópolis

Tem pistas para caminhadas, corridas ou bike, pista de skate, pista de Mountain bike, parquinho infantil e uma imensa área verde para piqueniques, shows e exposições. É um central Park local, só não tem lago. Também é pet friendly, então, tem diversão para todo mundo.

O parque tem pistas para a prática de mountain bike Fotos: Descubra Petrópolis
Fazer compras nos Shoppings e lojas de Itaipava

Itaipava tem muitos shoppings e centrinhos comerciais, tipo uns pequenos malls, e ainda lojas independentes. Assim, a região é muito bem servida no quesito compras e comércio. Vamos destacar os principais locais de compras mais frequentados por aqui:

Shopping Itaipava: é o mais antigo shopping da região. É curioso porque ele é cortado por uma ruela, que divide o shopping em duas partes, inclusive com dois restaurantes que são cortados no meio por ela. Reúne lojas tradicionais como Richards e marcas locais. Também possui dois restaurantes – Bordeaux e Benvenuti – que estão abertos todos os dias, o que é uma ótima opção já que muitos restaurantes fecham no começo da semana. Estacionamento pequeno e gratuito.

Shopping Itaipava, o primeiro shopping da cidade, tem uma ruela para entrada de carros que divide o shopping em dois. Fotos: Descubra Petrópolis

Shopping Arcádia: No Shopping está localizada uma pousada bem conhecida (Pousada Arcádia) e um restaurante, o Pepper Bar e Restaurante. Mas tem poucas lojas, sendo mais um shopping de serviços e consultórios. Estacionamento amplo e pago.

Shopping Vilarejo: esse é bem tradicional. Fica quase em frente ao Horto e vem se tornando Point da galera mais jovem. Inclusive é ponto de encontro de ciclistas que se reúnem para fazer trilhas. Aliás, essa é outra especialidade que cada dia tem mais oferta por aqui: loja de acessórios de bicicletas e produtos de apoio para ciclistas. Shopping interessante para levar a garotada, pois tem um quiosque do Bobs e alguns brinquedos para os pequenos. Estacionamento amplo e pago.

Shopping Tarrafas: esse shopping possui uma arquitetura bem singular e se destaca na parte central da rua. Possui lojas de franquias conhecidas do Rio como Arezzo, Taco, Le Postiche, Cacau Show e Boticário. Também tem restaurantes, como o Faustino, e estacionamento gratuito na parte detrás do shopping.

Shopping tarrafas e seu corredor de guarda-chuvas colorido. Excelente parada para uma foto. Fotos: Descubra Petrópolis

Shopping Estação Itaipava: esse foi um shopping que até mudou a geografia do distrito. É o único lugar onde a rua fica em mão única, com entrada na frente e na parte detrás do shopping. Tem delicatessens, um grande post do Detran, muitas lojas de moda e decoração, e o único cinema da região, o Cine Estação Itaipava. Possui uma grande área para crianças. Amplo estacionamento, coberto e a céu aberto, e pago.

Feirinha de Itaipava: muito frequentada por aqui, a feirinha reúne mais de 600 lojistas, grande parte locais, que fazem na feirinha um show room, com tudo à venda a preços muito tentadores. O forte é a área de moda (feminina, masculina e infantil), mas há muita variedade de produtos como acessórios, cama & mesa, produtos para pets, etc. Como não poderia deixar de ser, Petrópolis é muito famosa por roupas de frio e aqui há muitas ofertas de casados, pijamas e produtos de couro. Amplo estacionamento para até dois mil carros. Gratuito.

Quer saber mais sobre a feirinha de Itaipava?

Feirinha de Itaipava: mais de 600 stands de produtos de moda, acessórios, couro, decoração e itens para pets

Lojas Especializadas que valem uma visita

É difícil destacar apenas algumas, já que há muitas por aqui. Então, vamos indicar algumas que você não deve perder:

Arteiro: é uma loja que vale até para ser vista de fora. Sua proprietária, Sônia Infante, muito conhecida na cidade por seu bom gosto e criatividade, criou uma loja que são vários contêineres juntos, sobrepostos, formando um conjunto harmonioso e com vários ambientes. E por dentro faz bem aos olhos. Muita coisa bonita, muitos móveis e objetos de decoração criados pela casa ou garimpados no mercado com excelente curadoria da proprietária.

Loja do Arteiro, logo no começo de Itaipava, ao lado da Granja Brasil. O espaço é um espetáculo para os olhos. Fotos: Descubra Petrópolis

Cerâmica Luiz Salvador: loja de cerâmica local, muito antiga aqui em Petrópolis. Produz peças lindas e revendidas para todo o Brasil, a Luiz Salvador hoje está inserida num pequeno mall, cercado por vários representantes da gastronomia e comércio local. No ano passado, o local ganhou o nome de “Baixo Itaipava” e vem se tornando um Point, inclusive com música ao vivo nos fins de semana.

Íris: a Íris era uma loja de produtos de jardinagem, muito focada na produção de orquídeas. Abriu um espaço novo, mais sofisticado, e vem se tornando uma loja de plantas e produtos de decoração ligados a elas, como vasos, cachepots, suportes de plantas e muitas orquídeas de todo os tipos de tamanho. É uma jardinagem focada em interiores. Não é um orquidário, mas as orquídeas fazem parte de seu repertório de coisas lindas para ter dentro de casa. Ao lado da Íris, ficam o restaurante Perugino e a Gallerya Bookshop (nova livraria da região)

O Baixo Itaipava, que reúne a Íris, loja de jardins de interiores; restaurantes e uma livraria. Fotos: Descubra Petrópolis

Maria-Maria: Essa é uma loja tradicional de duas donas chamadas Maria. Era uma loja, hoje é um pequeno mall. Reúne duas lojas de móveis e produtos de decoração, uma boutique, uma garagem de carros antigos e esportivos, um restaurante e uma padaria de pães artesanais e delicatessen, o Bendito Armazém – que virou ponto de encontro na região porque tem um café delicioso, uma excelente oferta de vinhos, comidinhas gostosas de espaço ao ar livre para degustação.

Garagem de carros antigos e esportivos, que fica no Maria-Maria, um pequeno mall da região que reúne lojas de decoração, boutique, restaurante e padaria artesanal
Restaurantes e Pousadas

Itaipava é muito famosa pela sua gastronomia. Reúne muitas opções de restaurantes de inúmeras especialidades e para todo tipo de bolso. Sua marca registrada são os de alta gastronomia. No quesito pousadas, a maioria das pousadas de charme e resorts estão por aqui. Conheça alguns destaques (clique no título para conhecer os detalhes de cada um deles):

Camarão Em Penca

Chopperia Lukas

Churrascaria Mayorca

Clube Do Filet

Farfarello Restaurante

Faustino Restaurante

Parrô Do Valentim Restaurante

Pepper Bar Itaipava

Il Perugino- Restaurante

Pimenteira Imperial

Umai Restaurante

Pousadas de Itaipava
Pepper Bar e Restaurante tem a comida alemã como especialidade e normalmente tem música ao vivo nos fins de semana .

Itaipava reúne a maioria das grandes pousadas de Petrópolis. Enquanto o centro histórico é mais famoso pelos hotéis em prédios históricos, muitos deles conservados como na época do Império, Itaipava já é mais um lugar de pousadas de charme e resorts. veja abaixo as principais opções da região e clique em cima do nome para conhecer todos os detalhes:

Albergo Del Leone

Bomtempo Resort

 Flat Itaipava Center

Granja Brasil Resort E Spa

Hotel Vale Real

Pousada Altenhaus

Pousada Arcádia

Pousada Parador Santarém

Pousada Tankamana

Pousada Vista Do Vale

Quinta Da Paz Resort

Para saber mais sobre Petrópolis, acesse: www.descubrapetropolis.com.br e Siga-nos nas Redes Sociais:

Instagram: @descubra.petropolis

Facebook: https://www.facebook.com/descubrapetropolis

2 thoughts on “Roteiro de Itaipava: o que fazer, onde comer e o que visitar na região mais agitada de Petrópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *